NOTÍCIAS

Loja Semillas Fitó no paseo del Born

28/02/2022

A Semillas Fitó é uma empresa especializada na melhoria e comercialização de sementes. Ao longo dos seus 140 anos de história, a empresa passou por diferentes etapas e gerações da família Fitó, o que lhe permitiu internacionalizar-se sem perder a sua proximidade com o agricultor.

Se alguma vez visitou os escritórios da Semillas Fitó na rua Selva de Mar, sabe que na entrada está exposto um móvel de madeira antigo com várias gavetas para armazenar sementes. Mas conhece a história de onde este móvel estava originalmente colocado?

Para saber mais sobre a história, temos de ir ao bairro de Born em Barcelona. No final do século XIX, entrou em funcionamento o mercado de Born, cuja principal atividade era a venda de peixe. A partir de 1921, o mercado mudou de função e transformou-se num mercado grossista central de frutas e legumes, ou seja, um importante ponto de encontro de agricultores.

Em outubro de 1944, Casimiro Fitó abriu uma loja no número 8 do paseo del Born, uma localização estratégica a menos de 300 m do mercado de Born. A loja da Semillas Fitó servia os agricultores que iam ao mercado para vender as suas hortaliças e compravam na loja outros produtos agrícolas, tais como fertilizantes e produtos fitossanitários. Atrás do balcão da loja era onde se encontrava este móvel expositor de madeira.

No ano de 1971 foi inaugurado o Mercabarna na zona franca e o mercado de Born deslocou toda a sua atividade para o novo local, o que acabaria por provocar o seu posterior encerramento. A loja Semillas Fitó continuou a sua atividade até 2003, quando encerrou após quase 60 anos aberta ao público. Foi então que o móvel foi transferido para a nossa sede.

Este móvel de madeira tem sido uma testemunha silenciosa da transformação do negócio da Semillas Fitó ao longo dos anos, que passou de ser uma empresa familiar para se converter numa das principais empresas de melhoria e produção de sementes a nível mundial, com presença em mais de 70 países e uma diversificação do negócio em quatro divisões.

Após vários anos de encerrado e de múltiplas reformas, o edifício do mercado de Born, foi convertido num espaço cultural municipal, enquanto que as antigas instalações da loja Semillas Fitó continuam abertas, embora atualmente com outro tipo de atividade comercial. Mesmo assim, a fachada continua a manter o rasgo característico da loja original, uma vez que está abrangida pelo plano de proteção do património arquitetónico da cidade de Barcelona.

  • Compartilhar:

Últimas notícias

11/01/2024

Waikiki recebe o prémio Sabor do Ano 2024 em Portugal

12/01/2023

Encontro de Tomate by Semillas Fitó

17/10/2022

A SEMILLAS FITÓ HOBBY PARTICIPA NA NOVA EDIÇÃO DA FEIRA IBERFLORA

07/10/2022

A SEMILLAS FITÓ APRESENTA NA FRUIT ATTRACTION AS SUAS NOVIDADES INSPIRADAS NOS CONSUMIDORES

CONTACTE-NOS

Consulte a nossa rede comercial em todo o mundo

Escritório Central

Selva de Mar 111 08019 Barcelona España
Tel.: 93 303 63 60 · Fax: 93 303 63 73

info@semillasfito.com